domingo, 1 de março de 2015

Quatro universidades estaduais do Paraná correm risco de fecharem imediatamente

Em comunicado distribuído na manhã desta sexta-feira (20) a comissão de comunicação do comando de greve da Unicentro – Universidade Estadual do Centro-Oeste, com sede em Guarapuava e campus em outros municípios, chamada a atenção do povo paranaense para a maior crise que as universidades estaduais estão passando em razão do desgoverno de Beto Richa em relação à educação como um todo.

De acordo com a nota, o governo do estado deveria ter repassado 13 milhões no começo deste ano de verba de custeio (recurso para pagar luz, água, telefone, comprar papel higiênico), porém não repassou nada. O reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, esteve reunido na ultima sexta feira com o secretário estadual de Fazenda, Mauro Ricardo Costa, que deixou claro que o estado não tem recursos para repassar para as universidades.

 O resultado disso é o fechamento imediato de 4 universidades do estado, dentre elas a UNICENTRO. Neste momento a universidade já está com os telefones cortados, luz e água atrasados (prestes a cortar) e todos os funcionários da limpeza, segurança e estagiários administrativos estão com aviso prévio para semana que vem. Frente a esta calamidade, o reitor convocou o Conselho Universitário (COU) para uma reunião que ocorrerá na próxima quarta feira (25/02) para votar o fechamento da universidade.

A UNICENTRO é uma das principais universidades que atendem a região. Muitos alunos provêm de Palmeira, São Mateus, Teixeira Soares, Prudentópolis e com o fechamento todos estes municípios serão prejudicados. Esta não é uma luta partidária e nem pela conquista de novos direitos, mas para a manutenção de um serviço público que está prestes a acabar. Espero sua compreensão frente a delicada situação e peço que publiquem algo no jornal afim de esclarecer a situação para a comunidade.



Alides Baptista Chimin Junior (Comando de Greve – Comissão de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário