sábado, 30 de abril de 2011

Movimentos Artisticos





Purismo

Purismo foi um movimento artístico advindo do Cubismo, que defendia a purificação da pintura e da arquitetura, com a desvinculação da influência emocional nas obras. Iniciou-se no final da segunda década do século XX, após o fim da Primeira Guerra Mundial.


O Purismo valorizava a purificação das formas geométricas, e propôs uma arte sem subjetividade ou fins decorativos. Também não utilizava recurso de profundidade nas obras, que sempre eram produzidas em apenas duas dimensões. Já na arquitetura, o uso de formas geométricas básicas e pouco elaboradas refletia o desejo de produzir uma arte completamente racional.
O movimento surgiu oficialmente com a publicação do livro Après le cubisme”, de Amédée Ozenfant e Charles-Edouard Jeanneret. Na obra, estes artistas criticam a transformação do Cubismo numa arte decorativa, e reivindicam a volta da arte saudável, baseada na objetividade, clareza e utilidade, como uma luta em defesa da retomada da ordem e dos limites racionais da arte.
Segundo os artistas adeptos do Purismo, o ser humano possui uma necessidade de ordem para alcançar o equilíbrio, e por isso as obras remetiam a formas proporcionais, para promover certa harmonia espiritual. O advento da máquina, em larga expansão e rápida mutação no início do século XX, também é muito importante no desenvolvimento da arte purista, pois reflete a necessidade de ordem e substituição defendidas pelo movimento, bem como o uso necessário da arte e da arquitetura, levando em consideração a funcionalidade, e não a beleza ou subjetividade.
Alguns conceitos defendidos largamente pelo movimento purista foram a beleza da funcionalidade eficiente, a razão na arte, a importância da precisão e o destaque do essencial e coletivo. A arte purista retoma muitos temas do Cubismo, como a pintura de instrumentos musicais e temas do cotidiano, e os artistas pertencentes ao movimento negavam que houvesse uma abstração geométrica. Apenas defendiam a construção de “objets types”, que significa “objetos padrão”, inspirados na natureza e na produção humana, como as máquinas. Por conta dessas características, o Purismo remonta a ideais ainda do Humanismo Renascentista.
Por toda objetividade, ausência de ornamentação, simplicidade e harmonia proporcional, o Purismo não teve vida longa, foram em torno de oito anos de duração, pois não estabeleceu grande popularidade em Paris e não se firmou como escola pictórica.
Os principais nomes do Purismo foram: Henri Laurens, Jacques Lipchitz, Amédée Ozenfant, Charles-Edouard Jeanneret, Paul Dermée, Maurice Raynal, Pierre Reverdy, Blaise Cendrars e Fernand Léger.

Fonte: Info Escola





Nenhum comentário:

Postar um comentário