terça-feira, 28 de junho de 2011

Professores não sabem usar a tecnologia


Professores da rede pública não se sentem seguros para aplicar a tecnologia na sala de aula. Uma pesquisa da Universidade Estadual de  Campinas (Unicamp) com 253 docentes de escolas estaduais paulistas mostra que 85% deles não sabem usar o computador e seus recursos como ferramenta  pedagógica. E perdem, assim, uma boa chance de capturar a atenção de seus alunos, naturalmente interessados pelas novidades tecnológicas.
Segundo os docentes, a dificuldade é atribuída, em geral, à deficiência na formação profissional e à falta de tempo, além do pouco incentivo para se aprimorarem e a infraestrutura deficiente no local de trabalho. O secretário- adjunto da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, João Cardoso Palma Filho, contesta as queixas dos professores. “Também há muita resistência dos docentes com a tecnologia”, afirma Palma.
Os professores entrevistados na pesquisa da Unicamp não sabem, por exemplo, usar um software simples como o Power Point, e relatam problemas com  navegadores de internet. “Fazendo cursos já é difícil acompanhar a tecnologia. Imagine sem eles”, diz a professora da rede municipal Ana Maria Perressim. “O  que sei e uso em sala de aula (de computador) aprendi por conta própria.”
O estudo foi realizado em 27 escolas de Campinas, a 100 quilômetros da capital, entre 2009 e 2010, mas a pesquisadora do Núcleo de Estudos Avançados em Psicologia Cognitiva e Comportamental (Neapsi) da Unicamp, Cacilda Encarnação Augusto Alvarenga, afirma que os resultados da amostra “são  semelhantes no resto do País.”
Fonte: www.estadao.com.br/educação

Convocação para professores PSS

O Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa convoca professores PSS para a assinatura do contrato 2011. Se você é professor PSS verifique se seu nome consta nesta listagem.  Click aqui

domingo, 26 de junho de 2011

           Seed divulga resultado do PSS amanhã 27/06/11


A secretária do Estado da Educação (SEED), através do seu departamento de recursos humanos GRHS, divulga amanhã 27/06/11, o resultado do Processo Seletivo Simplificado PSS, para os cargos de Professor e Pedagogo, Auxiliar de serviços gerais, Educação profissional, Interprete de libras, Professor de Letras-Libras. O resultado estará disponível aqui, no Portal da Educação ou no site www.grhs.pr.gov.br.


Ver o resultado, Click aqui.

Kiricou e a Feiticeira


Kiricou e a Feiticeira


Parte 1


Parte 2


Parte 3

                                                                                                                                                                   
                                                                Parte 4 (Legendado)
                                                                    
                                                                            Parte 5

                                                   Parte 6 (legendado)
                                                                 
Parte 7 (Legendado)



quinta-feira, 23 de junho de 2011

Vida Maria



terça-feira, 21 de junho de 2011

Gabarito dos cursos técnicos do IFPR

Domingo último foi realizado o teste seletivo para os cursos técnicos oferecido pelo IFPR/ EAD. O gabarito das provas já estão disponíveis.  Confira seu desempenho aqui.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Boletim online (alunos da rede Estadual do Paraná)



  Se você é alunos da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, confira seu boletim escolar aqui.

sexta-feira, 10 de junho de 2011


                   Curtametragem "Vista minha pele"



















     Documentário "Pro dia nascer feliz"












quinta-feira, 9 de junho de 2011




         Documentário "Nós que aqui estamos, por voz esperamos"









Este documentário pode ser utilizador em História, Sociologia, Filosofia, para discutir temas relacionados ao século XIX.


terça-feira, 7 de junho de 2011

Índice de massa corporal ( IMC )

  O I.M.C. índice de massa corporal é um calculo que serve para saber se uma pessoa esta com um peso ideal em relação à sua altura. É um calculo que aponta se uma pessoa esta abaixo do peso, no peso normal ou acima do peso. Ele é feito dividindo o peso em quilos pela altura  e metros ao quadrado. 
 Exemplo, se uma pessoa tem 51 quilos e 1,60 m de altura logo seu IMC sera:
IMC = peso ÷ altura ao quadrado
IMC = 51 ÷ (1,60)2 = 51 ÷ 2,56 = 19,5

  A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade estabeleceu uma tabela que aponta o grau de obesidade de acordo com o IMC.
    Abaixo de 18,5 à Você está abaixo do peso ideal
   Entre 18,5 e 24,9 à Você está em seu peso normal
   Entre 25 e 29,9 à Você está acima de seu peso (sobrepeso)
   Entre 30 e 34,9 à Obesidade grau I
   Entre 35 e 39,9 à Obesidade grau II
   40 e acima à Obesidade grau III
  De acordo com a tabela acima, o exemplo acima mostra o IMC de uma pessoa que esta com peso normal. Dessa forma você não precisa ser nutricionista para saber se esta ou não com um peso ideal mas, se estiver  com o IMC abaixo de 18,5 ou acima de 25,9 e aconselhável  que procure um especialista diagnosticar se você esta com algum problema.








sábado, 4 de junho de 2011

Pesquisa afirma que o uso de celular pode causar câncer.

Há muito tempo que se questiona, eu diria até que se afirma que o celular pode causar câncer no cérebro, na boca, olhos e entre outros locais do corpo humano, principalmente na região da cabeça.
Talvez esse mito tenha surgido na internet e como o mesmo é um meio de comunicação extremamente rápido, se espalhou pelos quatro cantos do mundo. Mas afinal, o celular realmente pode causar câncer ou não passa de um mito?
Vários estudos são realizados para provar ou negar tal afirmativa. No dia 08/11/2001 o professor Francisco Tejo, da UFCG (Universidade Federal de Campina Grande) apresentou a câmara dos deputados um estudo dos efeitos dos celulares na saúde, porém sem dados conclusivos. Segundo esses estudos, o uso excessivo pode causar câncer, principalmente no cérebro e nas mamas, além de provocar depressão, perda de memória e envelhecimento acelerado. Um estudo realizado por cientistas israelenses financiada pela Associação internacional contra o câncer em um projeto da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que os riscos de desenvolver um tumor maligno em glândulas parótidas (glândulas salivares) são quase 50% maiores quando há uso freqüente de telefones celulares (mais de 22h mensais).
De acordo com a pesquisa do Instituto de Ciência Weizmann, em Israel, apenas alguns minutos (10 minutos) de exposição à radiação causada pelos celulares podem desencadear problemas na divisão celular humana que levam ao surgimento de tumores cancerosos. Uma equipe coordenada pelo professor Rony Seger expôs células humanas e de ratos a radiação eletromagnética a uma freqüência 875 MHz e com uma potência um pouco menor do que o nível emitido pela maioria dos handsets disponíveis no mercado. Segundo os pesquisadores, em 10 minutos o sinal químico indicativo do processo de desenvolvimento de tumor foi ativado.
Apesar de varias pesquisas terem encontrado de fato, relação entre o celular e tumores no cérebro, a mesma conexão ainda tem que ser feita para os tumores que se tornaram cânceres. Além disso, não há evidência concreta, que sugira que os sinais móveis atuais possam causar riscos de saúde em longo prazo.
Talvez toda essa polêmica, de que o celular pode causar câncer, tenha nascido do fato de que o celular funciona através de radiação eletromagnética e quando se fala em exposição à radiação já se imagina câncer.
Porém devemos saber que a radiação eletromagnética, ou ondas eletromagnéticas, emitida pelos celulares e suas torres de transmissão são radiação não-ionizantes. Mas o que é uma radiação não-ionizantes? Para entender isso, vamos entrar um pouco na química e depois voltar à física. Todos os elementos têm o mesmo número de prótons e de elétrons, agora quando este elemento doa ou recebe elétrons através de uma ligação química nós o chamamos de Íons. Um Íon sempre deve estar ligado a outro Íon para que haja estabilidade. Existem dois tipos de radiação, as Ionizante e as Não-Ionizantes. As radiações ionizante são aquelas capazes de quebrar uma ligação química deixando Íons espalhados e esses íons precisão achar outras moléculas para se ligarem e voltarem a ser estáveis, e isso é um dos fenômenos que tornam as radiações ionizante mais perigosas, pois podem trazer danos as moléculas que formam células. Exemplos de radiação ionizante são a alfa e beta. A radiação gama não é ionizante, porem é considerado como tal devido a sua grande energia e capacidade de penetração. A radiação gama, nos seres vivos, pode quebrar a ponde de hidrogênio que ligam as cadeias de DNA e levar o individuo a morte, passando por mutações genéticas. As radiações não-ionizantes não são capazes de formar íons como as ionizantes, por isso sua periculosidade é extremamente menor que as do tipo ionizante. Porém ela também tem efeitos biológicos como, por exemplo, o aquecimento dos tecidos.
Como foi dito no começo desde texto, não há nenhum estudo conclusivo que relacione o uso de celulares ao surgimento de câncer. Ainda há muito estudo a ser realizado e muito a ser investigado sobre o assunto.







sexta-feira, 3 de junho de 2011


                    Curtametragem "Meow"




Meow é um curta metragem para as pessoas pensarem sobre a influencia da mídia sobre as pessoas.





quinta-feira, 2 de junho de 2011



           Curtametragem "Ilha das flores"







Documentário relacionado ao consumismo.







quarta-feira, 1 de junho de 2011

Pirografias de Da Silva





Igreja Matriz de Palmeira-PR
Pirografia em couro


Jesuíno Marcondes
Pirografia em couro

Choensai
Pirografia em couro


Gigi e Gabi
Pirografia em couro


Jorge Gabriel Modrow
Pirografia em couro


Índia Xicrin
Pirografia em couro

Museu
Pirografia em couro

N.S. Perpétuo Socorro
Pirografia em couro

Santa Ceia de Fhilippe de Champaingne
Pirografia em couro

Solar
Pirografia em couro

Baio em leilão
Pirografia em couro

El peoncito
Pirografia em couro

La Scapigliata
Pirografia em couro

Afegã
Pirografia em couro

Santa Ceia de Juan de Juannes
Pirografia em couro

Cigana Cris
Pirografia em couro

São Jorge
Pirografia em couro
Pref. Altamir & D. Marilda
Pirografia em couro