domingo, 16 de setembro de 2012

COLÉGIO FRITZ KLIEWER É DESTAQUE NA OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL


Mais de 160 alunos da rede estadual de ensino participam, nesta semana (10 a 15), da quarta fase online da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), promovida pelo Museu Exploratório de Ciências da Universidade de Campinas (Unicamp). Nessa fase, os participantes responderão a 15 questões de múltipla escolha e farão uma pesquisa sobre conflitos e/ou movimentos sociais ocorridos no município onde residem ou arredores.

Na foto, da esquerda para a direita, Profº Josimar de Jesus Vitor do Nascimento e os alunos Mirian Mayara Aparecida Eufrosino, Matheus Warkentin e Cindy Bahr Esposito de Souza.

O professor Josimar de Jesus Vitor do Nascimento, do Colégio Estadual Fritz Kliewer, em Palmeira, acredita que o conhecimento histórico é fundamental na construção da cidadania. Josimar, que pela primeira vez participa da Olimpíada, afirmou que as atividades são instigantes. “O aluno tem de pesquisar em várias fontes para responder às questões”, comentou o professor, que aponta a utilização de novas tecnologias disponibilizadas pela ONHB para atrair o interesse do aluno.

Para o aluno Matheus Warkentin(16), do Colégio Estadual Fritz Kliewer, a ONHB oportuniza a pesquisa. “A olimpíada é dividida em várias fases, o que proporciona ao aluno o constante contato com a história. Diferentemente de outras olimpíadas, que só testam o conhecimento, na de História temos de pesquisar e trabalhar em grupo, o que favorece a socialização”, relatou o aluno.

Participam da Olimpíada estudantes regularmente matriculados no oitavo e nono anos do ensino fundamental e no ensino médio. Cada equipe é formada por três integrantes. Para a final, que acontecerá em São Paulo no próximo dia 20, o Museu Exploratório de Ciências custeará o translado de equipes melhores colocadas e os professores responsáveis terão a oportunidade de participar de um curso de capacitação na Unicamp.

A ONHB premiará escolas, alunos e professores com medalhas de ouro (15 equipes), prata (25 equipes) e bronze (35 equipes), além de medalhas de participação para os finalistas. A cerimônia ocorre no próximo dia 21, na Unicamp.
Fonte: www.palmeirafacil.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário