sábado, 14 de maio de 2011

 MEC estuda possibilidade de implantar Ensino Médio de 4 anos.

O Ministério da Educação (MEC) está discutindo a possibilidade de aumentar o ensino médio de três para quatro anos. A idéia é defendida pelo secretário de Educação Média e Tecnológica, Antonio Ibañez Ruiz, como uma alternativa para preparar melhor os estudantes. Segundo ele, com mais um ano o aluno teria uma melhor formação.
O novo modelo está ainda em fase de gestação dentro do ministério, mas já ganhou a simpatia do ministro Cristovam Buarque. Pelo projeto, as matérias do quarto ano seriam desenvolvidas e função da opção do aluno. Para os alunos interessados em ingressar em cursos de Educação Profissional, o quarto ano teria uma grade curricular mais específica para essa formação.
Da forma como o projeto está sendo pensado, cursar ou não o quarto ano seria uma opção do aluno. As escolas, porém, teriam de oferecer a complementação a todos que quisessem cursá-la. Ibañez defende que nas escolas públicas essa oferta teria de ser obrigatória, mas nas particulares talvez não fosse necessário já que a qualidade do ensino é superior.
A proposta, embora em construção, já provoca reações adversas. "O que é preciso é melhorar a qualidade do ensino nos três anos, e não estender a má qualidade para quatro anos", diz a professora da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica, Neide de Aquino Noffs. A idéia de Ibañez pode, porém, ganhar o apoio entre os estudadentes. Para o vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, Henrique Matthiesen, a proposta é "louvável" e pode começar a ser discutida na entidade.
Fonte: Portal Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário